top of page
Buscar

Nunca fique refém de um único banco!

Atualizado: 31 de out. de 2022

É muito comum aqui no Brasil a gente concentrar nossas movimentações financeiras em um único banco; Além da movimentação do dia a dia, é muito comum termos nosso cartão de crédito, seguros, poupança, investimentos, empréstimos, e até previdência, tudo com o mesmo banco.



Esse comportamento é super previsível e muito lógico, já que temos 03 fatores que contribuem para esse cenário:

  • Alta Concentração - 85% das operações de crédito são feitas pelos 05 maiores bancos.

  • Altas taxas - no brasil temos as taxas bancárias mais caras do mundo, logo, é natural que evitemos mais taxas movimentando outras contas.

  • Baixa Educação Financeira da população.


A boa notícia é que com o recente surgimento de bancos digitais e a popularização de algumas corretoras, estamos começando a caminhar em direção à liberdade; começando.


Não precisa abandonar seu banco atual drasticamente, mas abra uma conta em um banco digital e em uma corretora.


Hoje temos o Nubank, C6, Banco Inter, Original, Pagbank e alguns outros; o mais importante é que eles não cobram tarifas de manutenção da conta, as famosas “cestas de serviços”; A maior parte deles, além de não cobrar taxa nenhuma, remunera seu saldo deixado lá a 100% do CDI. Vale muito a pena. Os cartões também; além de não cobrar aquela anuidade, muitos oferecem algum “cashback”. Eles não fazem isso porque são bonzinhos, fazem porque eles já ganham dinheiro com outras operações de crédito, seguros, investimentos; então o correto é que numa economia aberta, eles disputem para ter você como cliente, oferecendo cada vez mais benefícios.


Entre as corretoras temos a XP, BTG, Clear, Guide, Rico e muitas outras; especialistas em investimentos o ideal é que você concentre seus investimentos nelas. Nenhuma delas, tampouco cobram qualquer tarifa.


Mas como eu disse, é muito difícil abandonar definitivamente as 05 grandes instituições financeiras (Caixa, Bradesco, Itau, Banco do Brasil e Santander), ainda mais porque eles são muito bons em algumas operações; mas o ideal é que você diminua cada vez mais a dependência de cada um deles, para que você seja cliente por opção e não por falta de.


Pode acreditar, é possível não pagar nenhuma tarifa bancária, nenhuma anuidade de cartão e muito pelo contrário: receber um cashback para seus gastos no cartão e uma remuneração pelo seu saldo em conta.



E os bancos? Vão ter que melhorar cada vez mais para conquistá-lo como cliente, e você poderá escolher aquele que te atende melhor em cada um dos serviços; Não caia em chantagem emocional de gerentes de bancos ou de assessores de investimentos; assuma definitivamente o controle da sua vida financeira.


Independência financeira não é não precisar mais trabalhar, independência é não depender de ninguém pra saber o que fazer com seu dinheiro.


Abraços e Avante!



27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page