top of page
Buscar

O Inverno mata o que é fraco

Atualizado: 20 de jul. de 2022

Todos os anos as estações se fazem presentes

Durante a Primavera é hora de semear;

No Verão vem a colheita quando o sol é farto e aquece a todos;

Outono, preparação;

O Inverno é o desafio.


A natureza se renova a cada ciclo e na economia não é diferente. Pare, pense e me responda: Em que estação estamos?

O Inverno mata o que é fraco, e presta esse serviço de renovação e evolução para o planeta.


Sim, essa crise vai passar, isso nós já sabemos.


Essa crise é diferente, assim como todas as outras também foram únicas.


Muitos negócios deixarão de existir, outros vão se transformar e incontáveis oportunidades vão aparecer.


Acredito fortemente que, uma vez passada essa crise, os bons negócios reais vão prosperar; as pessoas estão valorizando muito, e cada vez mais, a variedade de atividades, espaços agradáveis, o bom convívio social e o contato humano; coisa que o digital jamais vai conseguir substituir.


No máximo complementar.


Teremos muitas estratégias de como conquistar e engajar esses novos clientes pós-covid. Mas quero trazer um outro aspecto para a discussão.


Em meio a tantas incertezas, de uma coisa você pode estar certo: uma boa gestão financeira pode ser o fator X de sucesso do seu negócio.


Não é raro você ver uma empresa que vende muito, e de repente quebra; mas aposto que você nunca ouviu falar sobre uma empresa com uma excelente gestão financeira quebrou.


Existe uma teoria, de que o observador pode modificar a experiência.


Em condomínios por exemplo, estudos mostram que quando há maior engajamento dos moradores nas reuniões condominiais, a simples presença dos moradores faz com que a taxa condominial caia de 15 a 20%. Alguns fatores podem justificar esse efeito: maior transparência nas demonstrações financeiras, mais sugestões de contatos de prestadores de serviços, idéias criativas para solução de problemas, menor possibilidade de desvio de recursos, entre outros.




Quando você sabe onde quer chegar, o segundo passo é entender onde você está, é saber olhar e analisar exatamente em qual situação sua empresa se encontra. Só a partir daí é possível traçar uma estratégia para chegar no ponto de sucesso.


Não é tão complicado, mas exige disciplina e conhecimento, e talvez um pouco de ajuda...


Mas nesse período de reflexão e renovação, porque não aproveitar para fazer uma gestão exemplar e nunca mais passar por uma surpresa dessas?


De tempos em tempos os ciclos econômicos se cumprem e quem está melhor preparado consegue superar a crise e muitas vezes quem sobrevive a uma crise dessas, sai muito fortalecido.


Custos desnecessários são como unhas, eles vão crescendo sem que você perceba e devem ser cortados toda semana.


Considero um desperdício, todo custo que não traz nenhum benefício real para o negócio em sí, para seus colaboradores ou clientes.


Que tal aproveitar esse momento de desafio e fazer um verdadeiro detox financeiro?


Porque não aproveitar para rever seus custos, mudar a remuneração da sua equipe para uma forma mais inteligente, rever as tarifas bancárias, checar se as taxas das maquininhas estão sendo cumpridas, se o plano de internet e telefonia já está obsoleto e tem alternativas mais baratas e muitas vezes melhores?


Invista algumas horas de sua semana para cuidar de uma área tão fundamental para a excelência do seu negócio e permita que uma boa gestão financeira seja uma de suas vantagens competitivas, e não um problema a mais pra lidar durante as tempestades.


Lucas Ramos


29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page